O que é Hidrogeologia?

A palavra Hidrogeologia tem sua origem a 200 anos, foi criada pelo francês Jean-Baptiste de Lamarck que publicou um livro intitulado Hydrogéologie em 1802. Porém Lamarck usava o termo para referir-se ao papel da água na morfologia da superfície terrestre.

Mais tarde em 1877 Joseph Lucas introduziu o conceito de hidrogeologia como ramo da geologia que estuda as águas subterrâneas e desde então este conceito vem sendo usado.

Nos últimos 150 anos, apesar de originalmente restrita às suas raízes geológicas e aos seus experimentos hidráulicos, a hidrogeologia vem apresentando crescente abrangência multidisciplinar e se tornando uma ciência ambiental. No Brasil, o desenvolvimento da Hidrogeologia iniciou-se na década de 1960 e atualmente contamos com uma gama de profissionais qualificados que estudam, pesquisam e trabalham com hidrogeologia.

Texto retirado do Livro – Hidrogeologia: Conceitos e Aplicações (2008).


O que faz um hidrogeólogo no mercado de trabalho?

Hidrogeologia é o ramo do conhecimento que dedica-se ao estudo das águas subterrâneas, no entanto, equivoca-se quem pensa que o hidrogeólogo é o único que pode trabalhar na área. Existe uma gama de profissionais de diferentes origens com habilidades e competências necessárias para atuar nessa área, como engenheiros, biólogos, geógrafos, químicos, advogados, físicos, entre outros; isso acontece porque os desafios em hidrogeologia só são vencidos a partir de uma abordagem interdisciplinar, e que possa ser transmitido e entendido pela sociedade.

De maneira geral, o hidrogeólogo possui as atribuições de gerenciar recursos hídricos, supervisionar e orientar a construção de poços. Mas isso é apenas uma pequena parte do trabalho. As atribuições permite também que o profissional entenda o ciclo da água de uma maneira global, abrangendo os diversos compartimentos terrestres de acordo com sua origem, formação, tempo, qualidade, entre outros aspectos que promovam a utilização para diversas finalidades.

O mercado de trabalho para o profissional de hidrogeologia tem foco definido pelas necessidades das empresas, com grande participação em temas como pesquisas minerais e áreas contaminadas.

Empresas que apresentam grandes demandas por água, geralmente possuem poço, pois é uma fonte mais protegida, extensa e mais barata que a água superficial. Um bom exemplo são as produtoras de bebidas. A água é a base da matéria prima do produto final, sendo que a captação ocorre muito provavelmente do aquífero. O hidrogeólogo é o profissional que deve estar a frente desse trabalho, com a instalação de poços, avaliando a sustentabilidade e a qualidade do recurso.  

Governo e Organizações do terceiro setor apresentam carência de hidrogeólogos, representando oportunidades de atuação em posições de tomadas de decisões. Cidades são abastecidas parcialmente ou integralmente por águas subterrâneas. Comitês de Bacias Hidrográficas praticamente não possuem hidrogeólogos em seus quadros.

Dentro da área acadêmica, a pesquisa abrange um campo muito amplo, que vai desde pesquisas básicas como hidráulica e geoquímica, até aplicadas como impactos das mudança climáticas, agricultura e energia; podendo abranger discussões sobre vulnerabilidade e sustentabilidade de recursos hídricos, águas subterrâneas urbanas e rurais.

O Brasil detém as maiores reservas de água do Planeta, e portanto a hidrogeologia é um campo a ser avançado.